Descubra como a saúde dos funcionários impulsiona a inovação e o sucesso empresarial, superando a mera conformidade legal.

Por que a saúde dos seus colaboradores merece sua atenção?
É sabido que as empresas precisam cumprir com suas obrigações legais para com a saúde ocupacional dos trabalhadores. Há, hoje, regulamentos específicos na legislação trabalhista, com normas regulamentadoras (NR) relacionadas à SST ou SSO, que exigem a criação de um ambiente de trabalho seguro e saudável para seus funcionários.
A não conformidade com as leis trabalhistas e de saúde ocupacional pode render ao empregador penalidades legais que uma auditoria de segurança do trabalho pode, por exemplo e em casos mais graves, congelar totalmente as atividades da empresa até sua regularidade.
No entanto, cuidar da saúde dos trabalhadores vai muito além de simplesmente cumprir obrigações legais. Dar atenção ao monitoramento de saúde dos funcionários é investir na qualidade de vida e em ambientes de trabalho mais seguros e saudáveis.
Descubra a seguir os principais benefícios em investir em segurança e saúde ocupacionais.

Produtividade
A saúde é um dos fatores que mais influencia a performance no trabalho. Funcionários que possuem problemas de saúde têm mais dificuldade de desenvolver suas atividades ocupacionais.
A recíproca é verdadeira: funcionários saudáveis tendem a ser mais produtivos. Quando o funcionário está bem assistido com relação ao seu bem-estar, ele presta serviços de maneira mais engajada, energizada e eficiente.

Ambiente de trabalho mais leve
A cultura da empresa interfere diretamente no dia-a-dia dos funcionários.
Uma empresa cuja cultura valoriza a saúde dos funcionários tem um ambiente de trabalho mais leve, saudável, colaborativo e positivo. Como consequência, ganha a lealdade e aumenta os níveis de satisfação e felicidade dos trabalhadores.

Redução de faltas e afastamentos
Para garantir que as operações de uma empresa funcionem sem interferências, é preciso pensar no quadro de funcionários estável.
Quando os funcionários estão saudáveis, há menos possibilidade de faltarem ao trabalho por motivos de doença. Consequentemente, há menor risco de desfalques na equipe e atrasos de produção.
Além disso, a cultura de segurança do trabalho e prevenção de acidentes e doenças, identificam fatores de risco antes que haja o desenvolvimento de doenças ocupacionais, já garante que estes desfalques não aconteçam.

Redução no número de acidentes de trabalho
Quando se tem uma equipe de funcionários saudáveis, com maior consciência situacional e capacidade física, a probabilidade de acidentes e imprevistos diminui.
Assim, cuidar da saúde dos trabalhadores não apenas os protege, como também evita custos associados a danos materiais e doenças ocupacionais.

Economia de custos em longo prazo
Investir na saúde dos funcionários da empresa pode parecer custoso inicialmente. É necessário garantir EPIs (Equipamento de Proteção Individual), criar programas de bem-estar para empregados, treinamentos de segurança, garantir a análise ergonômica do trabalho e ergonomia no ambiente laboral, formar uma CIPA (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes), realizar a SIPAT (Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho).
Os custos envolvidos na prevenção podem ser altos. Contudo, a longo prazo, pode resultar em uma economia significativa.
Ao cuidar da saúde dos colaboradores, gasta-se menos com medidas remediadoras e contratações e treinamentos de substitutos. Pode-se garantir uma força de trabalho mais estável, que contribui para o crescimento de qualquer empresa.

Responsabilidade Social
Empresas que demonstram uma preocupação genuína com a saúde mental, física e bem-estar de seus funcionários são vistas de forma mais positiva e têm uma posição mais fortalecida no mercado.
Para além dos dados quantitativos, uma empresa que apoia seus colaboradores e cria um ambiente de trabalho saudável, valoriza e investe arbitrariamente na qualidade de vida das pessoas que tanto se dedicam e contribuem para seu crescimento.
Conclusão
A gestão de riscos ocupacionais, prevenção de lesões e doenças e promoção de ações efetivas para garantir a saúde e segurança dos colaboradores são essenciais na criação de uma Cultura de segurança e saúde na empresa como um todo.
Os benefícios são positivas de diversos pontos de vista:
- financeiro
- de produtividade
- de estabilidade de frequência
- bem-estar geral
- fidelidade com a empresa
- burocrático
- legal
Consequentemente, uma boa gestão de riscos ocupacionais com ações ativas de promoção da conscientização da prevenção torna a empresa mais valiosa uma vez que a tendência do mercado é valorizar marcas que não apenas são fortes entre seus consumidores, mas também possuem uma cultura interna que valoriza seus colaboradores.
Investir em prevenção e conscientização é essencial para empresas que querem se manter saudável e em crescimento.
Dar atenção à saúde e segurança do trabalhador ainda tem se mostrado um diferencial em diversos setores do mercado e esse pode ser o item para sua empresa se destacar frente aos seus concorrentes.
A Worklin – Medicina do Trabalho mantém constante comunicação sobre o assunto em suas redes sociais: