
Janeiro representa um período de recomeço, marcado por reflexões sobre metas e mudanças de estilo de vida. Após as festividades, é comum enfrentarmos fragilidades emocionais, tornando este mês propício para abordar o bem-estar psicológico. Por isso, é o momento escolhido para a campanha de conscientização sobre a importância da saúde mental e emocional.
Você pode questionar se o tema não está saturado, porém, dados revelam que a depressão e a ansiedade continuam a afetar cada vez mais nossa sociedade, especialmente no ambiente de trabalho, onde as pressões prejudicam o bem-estar dos colaboradores.
Estima-se que 12 bilhões de dias de trabalho são perdidos anualmente por causa da depressão e da ansiedade, custando à economia mundial quase 1 trilhão de dólares. Os dados são do relatório “Diretrizes sobre Saúde Mental no Trabalho”, publicado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), em setembro de 2022, e confirmam a necessidade de se trazer o debate ainda mais à tona.
A mesma pesquisa afirma que, para cada US$ 1 investido em ações que promovem melhorias na saúde e bem-estar mental dos colaboradores, US$ 4 são percebidos em ganhos com o aumento da produtividade.
Já no âmbito nacional, de acordo com o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), em 2022, 209.124 mil pessoas foram afastadas do trabalho por transtornos mentais, entre depressão, distúrbios emocionais e Alzheimer
E o que esses dados querem nos dizer?
Eles ressaltam a urgência de uma mudança de paradigma em relação à saúde mental. Não se trata apenas de um problema individual, mas sim de uma questão que afeta diretamente a sociedade e a economia como um todo.
Investir em programas de saúde mental no ambiente de trabalho é estratégia inteligente. Colaboradores que se sentem apoiados em relação à sua saúde emocional tendem a ser mais produtivos, engajados e comprometidos com suas tarefas e metas profissionais.
Além disso, ao promover um ambiente de trabalho que valorize o bem-estar mental, as organizações contribuem para a quebra de estigmas em torno das questões psicológicas, incentivando a busca por ajuda e tratamento.
Mergulhe de cabeça na saúde da sua empresa.
Gostou desse artigo? Compartilhe com quem pensa no futuro!