Um colaborador começou a apresentar sintomas de doença no ambiente de trabalho. E agora? O que fazer?
Existem alguns procedimentos e etapas para identificar, monitorar e controlar problemas de saúde específicos que podem ou não estar relacionados às condições de trabalho.
Essas ações devem ser seguidas de forma ágil e sem erros, garantindo não só o cuidado com a saúde da pessoa, mas também a legalidade da empresa em ações de saúde e segurança.
Como você deve agir
As etapas após a suspeita de agravo servem para encaminhar para setores responsáveis de acordo com a origem do agravo ou doença, identificar se há relação ou não com o trabalho exercido, e como agir em casos inconclusivos, entre outras ações.
Para facilitar a compreensão e visualização rápida, criamos um fluxograma de vigilância em saúde do trabalhador, que você pode pré-visualizar na imagem abaixo:

Este fluxograma é uma ferramenta que visa ajudar os gestores e responsáveis por monitorar a saúde dos trabalhadores e, seguido à risca, pode auxiliar na identificação precoce de problemas de saúde, na padronização de procedimentos, na orientação para profissionais de saúde e na prevenção de doenças ocupacionais, além de também promover um ambiente de trabalho mais saudável (neste outro artigo há mais dicas para criar uma cultura centrada no local de trabalho).
A Worklin disponibiliza o arquivo em PDF com este fluxograma de Vigilância da Saúde do Trabalhador para você imprimir em tamanho A4 e deixar local visível no seu cotidiano.
Baixe o PDF!
Preencha o formulário abaixo para visualizar o arquivo:
Incentivamos ações preventivas de saúde e segurança ao trabalhador em ambientes laborais: essa ferramenta pode ser crucial para prevenir, identificar e controlar doenças e agravos dos seus funcionários.
Referência: Guia de Vigilância em Saúde.