A missão de criar uma cultura empresarial por si só já não é fácil. Contudo, uma cultura empresarial sólida e inspiradora é uma necessidade para o sucesso sustentável de todas as empresas, de iniciantes a multinacionais. Ela influencia diretamente na maneira como os funcionários colaboram, inovam e se relacionam com os clientes, além de fortalecer a reputação da própria empresa.
No cenário contemporâneo, o debate em torno da saúde e bem-estar dos colaboradores ganha cada vez mais relevância no contexto empresarial. Empresas ao redor do mundo têm movido esforços para promover ambientes de trabalho positivos, produtivos e sustentáveis para seus funcionários, pois reconhecem que o verdadeiro capital humano não se resume apenas às habilidades técnicas, mas também inclui o estado físico, mental e emocional dos seus funcionários.
Muitas empresas, contudo, apesar de sustentarem valores de respeito aos funcionários, falham na criação de uma cultura empresarial que seja centrada na saúde e no bem-estar.
Leia a seguir algumas dicas que podem ajudar a estabelecer essa cultura.

Liderança e Comprometimento
O compromisso com o bem-estar dos funcionários deve, necessariamente, partir da liderança. É preciso que a gestão da empresa aloque recursos, defina metas e crie políticas que priorizem o bem-estar dos funcionários.
Se a segurança e a saúde dos colaboradores são prioridade para a liderança, também serão prioridade para os próprios funcionários.
Comunicação aberta e ativa
Se, por exemplo, um funcionário não tem acesso ou liberdade para comunicar seus anseios com relação à segurança ocupacional, como ele poderá informar sobre possíveis problemas e até pensar em soluções?
Promover uma cultura de comunicação aberta e ativa permite que os funcionários expressem suas preocupações e sugestões relacionadas ao bem-estar e à saúde no local de trabalho. Isso inclui, também, uma política de feedbacks transparentes, na qual todas as partes têm abertura para dar e receber feedbacks.
Programas de bem-estar
Implementar programas de bem-estar que abordem diferentes aspectos da saúde pode ser uma boa ideia para o fortalecimento de uma cultura empresarial focada no bem-estar dos trabalhadores.
Por exemplo, programas que envolvam atividade física, nutrição, saúde mental e gerenciamento do estresse. Isso pode incluir sessões de terapia, aulas de yoga, palestras sobre nutrição saudável, entre outros.
Ambiente Físico
Um aspecto igualmente importante, mas comumente subestimado, é a criação de ambientes físicos dentro do espaço de trabalho que promovam a saúde e o bem-estar.
Podem ser criados espaços de descanso, áreas para práticas de exercício físico, luz natural, áreas externas com plantas etc.
Educação e Treinamento
Para garantir que os funcionários façam escolhas informadas e adotem comportamentos saudáveis em suas vidas pessoas e profissionais, é preciso que a empresa forneça programas de educação e treinamento sobre saúde e bem-estar.
Além disso, reconhecer e recompensar os funcionários que adotarem hábitos saudáveis e contribuem para a cultura do bem-estar no local de trabalho pode servir de incentivo para tomadas de decisão mais conectadas à saúde.
Seguindo estas dicas, empresas interessadas em promover ambientes mais positivos, produtivos e sustentáveis podem criar uma cultura de trabalho que priorize o bem-estar e a saúde dos seus colaboradores.
A Worklin tem mais de 30 anos de experiência ajudando empresas por todo país, atendendo demandas relacionadas à Saúde e Segurança do Trabalho dentro da empresa ou in company.
Nossos clientes alcançam menores riscos de doenças ocupacionais e reduzem prejuízos financeiros.
Entre em contato e como sua empresa pode investir nos seus colaboradores!